Movimento Nossa São Luís - todos os direitos reservados / Elaboração: Kairós Desenvolvimento Social


Apresentação


O Sistema de Indicadores é resultado do programa de produção de conteúdos sobre a cidade, Observatório Social de São Luís e este serve de instrumento de mobilização para o programa de incidência política, Movimento Nossa São Luís, ambos desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão que apresenta, de forma inédita para a cidade, um amplo conjunto de indicadores territorializados, isto é, por áreas do município. Isso permite identificar as desigualdades internas e as prioridades de cada região. São ao todo 73 indicadores sobre a situação da cidade e o desempenho das políticas públicas. Desse total, 46 indicadores são apresentados de forma territorializada. Além disso, há informações sobre população e equipamentos públicos em cada uma das áreas. Os dados são apresentados com séries históricas e, sempre que possível, comparando os resultados de São Luís com as outras capitais brasileiras.

Este sistema fornece bases para a discussão e definição de metas de políticas públicas e de transformação da cidade. Serve tanto ao controle social como a processos de planejamento de governo, entidades e iniciativa privada. Os problemas e questões aqui revelados constituem desafios que exigem ações instersetoriais, articuladas e planejadas, bem como a mobilização da sociedade civil e a disseminação dos dados são elementos essenciais para garantir que tais ações sejam empreendidas.

Dados em xeque

A elaboração do Observatório, além de fornecer uma análise profunda da cidade, permitiu identificar problemas ou restrições em bases de dados de registros de políticas públicas. O aperfeiçoamento desses registros é uma necessidade para a transparência das informações e para o uso adequado dos dados em processos de planejamento, avaliação e controle social, Conheça os problemas identificados nas Notas Metodológicas.

Use navegador compatível

Este sistema requer um navegador (browser) atualizado para funcionar corretamente (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox ou Opera). Se você usa uma versão antiga dos navegadores, poderão surgir problemas de diagramação e de navegação. Utilize os links abaixo para obter gratuitamente a versão mais atualizada do navegador de sua preferência.

IE / Chrome / Firefox / Opera